Períodos
Entre as habilidades fundamentais que um empreendedor deve desenvolver (afinal, nem todo mundo vem com ela de fábrica) está a de vender bem. Mesmo que você não vá sair de porta em porta oferecendo seu produto ou ficar no balcão da loja (o que, aliás, você deve fazer de vez em quando para ter uma melhor visão de como funciona seu negócio e quem é seu cliente), ser um bom vendedor faz parte do job description. A razão é simples: por mais incrível que seu produto ou serviço seja, ele não vai se vender sozinho. E ninguém melhor do que você, que é o pai da criança, para falar sobre ela de peito estufado e convencer os clientes de que vale a pena experimentar o que você tem a oferecer. Mesmo que não tenha que lidar face a face com o consumidor (se você tem um e-commerce, por exemplo, essa tarefa será menos rotineira), todo empreendedor tem que saber ?vender? seu negócio em algum momento. Seja na hora de levantar um empréstimo no banco, de negociar com fornecedores ou mesmo de preparar sua força de vendas. Convencido de que você deve ser o melhor vendedor da sua empresa? Então confira quais são as características fundamentais que você deve desenvolver para ser um grande vendedor, segundo Grant Cardone, especialista em vendas e autor do livro Sell or Be Sold: How to Get Your Way in Business and in Life (Venda ou Seja Vendido: Como Conseguir as Coisas nos Negócios e na Vida): Ouvir mais do que falar: entenda a necessidade do cliente e depois proponha uma solução ? em vez de tentar enfiar seu produto goela abaixo. Entregar mais do que promete: prometa muito e entregue mais ainda ? essa é a regra de ouro para encantar seus clientes, excedendo suas expectativas. Investir no que vale a pena: não perca tempo com clientes que claramente não estão interessados no seu produto ou com tarefas que não vão trazer resultados. Construir relações: invista no pós-venda; é muito mais fácil (e menos custoso) vender de novo para um cliente que comprou seu produto e teve uma boa experiência que conquistar um novo cliente. Fazer networking: entre para um clube, frequente uma associação, faça contatos na sua área de atuação; bons vendedores sabem como abrir as portas certas para depois passar por elas com tranquilidade. Não desistir no primeiro não: ser persistente é outro traço de um bom vendedor; se um cliente não aceitou sua proposta, aprenda com o que deu errado, encare o fracasso como parte do processo e prepare-se para bater na porta do próximo. Ser bem preparado: faça sua lição de casa; antes de visitar um cliente, pesquise a fundo o que ele faz e mostre esse conhecimento de maneira sutil, sem forçar a barra.
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